Vacinação é prevenção!

A vacinação é o primeiro passo para promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida de cães e gatos. Doenças infecciosas, transmitidas por vírus, bactérias e outros micro-organismos, podem ser transmitidas para outros animais e prejudicar o organismo do pet, provocar sequelas e levar à morte.

A imunização é um ato de amor que garante que o corpo do seu animalzinho crie anticorpos e saiba lidar com a doença caso seja exposto, além de evitar que seres humanos sejam contaminados com zoonoses, como a leptospirose e a raiva.

A imunização é um ato de amor

Principais vacinas

Entre as doenças que mais afetam os cães estão a parvovirose, hepatite infecciosa, cinomose, traqueobronquite infecciosa (chamada de tosse dos canis) e giardíase.

Já os gatos podem ser acometidos por panleucopenia, calicivirose, leucemia felina e complexo respiratório felino (rinotraqueite, calicivirose e clamidiose). Ambas as espécies podem contrair leptospirose e raiva.

As vacinas polivalentes, como V10 para cães e a quádrupla para gatos, estão entre as primeiras do calendário de vacinação dos animais. A quantidade de doses e o intervalo entre as aplicações devem ser avaliados pelo médico veterinário e a imunização só pode ser feita por esse profissional.

Trabalhamos com vacinas importadas e armazenadas em geladeira com temperatura controlada por sistema digital, integrado com monitoramento via satélite.

Contamos ainda com uma sala dedicada a imunização dos filhotes, separada das demais salas de atendimento para minimizar o contato dos filhotes com o restante do hospital.

QUADRUPLA FELINA

O complexo respiratório felino (CRF) é uma doença do trato respiratório superior causada por três agentes principais – herpesvírus, calicivírus e a bactéria Chlamydia psittaci. A transmissão ocorre por contato direto com secreções ou objetos contaminados.

Já a panleucopenia felina é causada pelo Parvovírus felino e ocorre pelo contato direto com fezes contaminadas ou no contato indireto com objetos atingidos.

O CRF é uma doença extremamente comum e tem alta prevalência em animais que vivem em gatis/colônia. Após o tratamento os gatos permanecem infectados pelo herpesvírus, e a vacina Quádrupla felina não só previne como minimiza os sintomas e pode até permitir que os animais se recuperem sem tratamento.

A panleucopenia felina atinge principalmente os gatos mais jovens e provoca sintomas gastroentéricos (vomito, inapetência e fezes com sangue) e imunossupressão. A primeira vacinação deve ser feita em gatos a partir de 60 dias de idade, com reforço em 3 ou 4 semanas e revacinação anual com dose única.

GIARDÍASE CANINA

A Giardíase é uma doença de caráter zoonótico causada pelo protozoário Giardia spp. e considerada uma das principais doenças intestinais que afetam os animais domésticos.

Sua transmissão se dá pela ingestão de cistos eliminados pelas fezes de outros cães portadores, que podem ser encontrados em água e alimentos contaminados.

Na maioria das vezes, a giardíase em cães é assintomática, porém pode se manifestar em animais muito jovens, idosos ou imunossuprimidos na forma de diarreia pastosa ou líquida e pode conter sangue e muco.

A prevenção se dá pela vacinação específica, que deve ser administrada em cães a partir de dois meses de vida, com reforço com intervalo de 21 a 30 dias e revacinação anual.

VACINA ANTIRRÁBICA

A raiva é uma doença grave, causada pelo Lyssavirus spp. Ela acomete todos os animais mamíferos e o homem e sua transmissão se dá pelo contato direto com o vírus presente no sangue e secreção salivar contaminada através de mordedura, lambedura ou arranhadura.

Os animais infectados apresentam sintomatologia diversa, sendo a agressividade o principal sinal em cães e gatos.

Não existe tratamento para raiva e a doença é, na maioria das vezes, fatal. A vacinação é o principal meio de prevenção e os animais devem receber a primeira dose a partir de três meses de idade, além de revacinação anual.

V10

A vacina polivalente V10 é a mais importante para os cães e imuniza contra diversas doenças: Parvovirose, coronavirose, cinomose, hepatite infecciosa canina, problemas respiratórios causados pelos vírus Adenovírus e parainfluenza e leptospirose (4 sorovares).

A parvovirose, cinomose e leptospirose são extremamente graves e podem deixar sequelas ou até levar à morte. Os cães devem ser vacinados a partir de 45 dias de vida e receber duas doses de reforço com intervalo de 21 a 30 dias. A revacinação deve ser anual.

TOSSE DOS CANIS

A traqueobronquite infecciosa canina (TIC) ou Tosse dos Canis é uma doença contagiosa, causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza. O início é súbito e o sinal característico é a tosse seca (“tosse de ganso”).

A doença é geralmente branda e autolimitante, mas os sinais clínicos podem se agravar se outros agentes estiverem envolvidos. Filhotes, idosos, raças braquicefálicas (focinho curto) e animais que vivem em canis e frequentam hotéis e pet shops são mais suscetíveis a infecção e podem apresentar agravamento do quadro respiratório se não tratados adequadamente.

A doença pode ser prevenida com a vacinação, que deve ser feita a partir dos dois meses de idade. Existem dois tipos de vacina: a de aplicação subcutânea e a intranasal, sendo que essa pode ser utilizada como parte do tratamento se o paciente já tiver tido contato com os agentes. Como a doença ocorre principalmente em meses frios, a vacinação deve ser feita anualmente antes do início do inverno.

A vacinação contra a tosse dos canis deve ser feita anualmente antes do início do inverno.

Campanha Vacinação

ÁREA DO CLIENTE